sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Gatos podem tomar leite?


Se for o de vaca, não. 
É comum assistimos em filmes, principalmente desenhos, os gatinhos tomando leite, por isso muita gente acha que faz bem, mas na verdade faz muito mal. Muitos gatos são intolerantes à lactose, o que pode irritar o estômago e causar diarreias sérias, e isso pode ser fatal ao gato, já que seu corpo se desidrata muito rápido.



Gatos recém-nascidos produzem a enzima chamada lactase, que digere a lactose, mas a produção é somente nas primeiras semanas de vida e é interrompida depois que eles desmamam, por volta de 6 semanas de vida. Depois dessa fase passam a se alimentar com ração, que é balanceada e possui todos os nutrientes que os bigodes precisam, na quantidade ideal.


O leite de vaca possui uma composição bem diferente do leite da gata, ele é rico em lactose (basicamente o açúcar do leite), e esse é o principal problema. O organismo felino não consegue produzir as enzimas adequadas para a digestão desse açúcar, o que acaba gerando fermentação e consequentemente o acúmulo de gases, dor e até diarreia nos bichanos. São raros os felinos desprovidos de intolerância à lactose. 

Assim, mesmo quando for necessário alimentar gatinhos que foram rejeitados pela mãe, ou que ficaram órfãos, ou foram abandonados ainda muito pequenos, utiliza-se leite próprio para o organismo dos bigodes, que pode ser encontrado em petshops ou agropecuárias.

Portanto, nunca dê leite! A água é o único líquido de que seu gato precisa, além de uma ração de qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário