quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS GATOS

Em época de racionamento de água é impossível não lembrar que os bichanos são alguns dos animais que mais sofrem com a falta dela.

Apesar de muita gente já ter ouvido falar que gatos bebem pouca água e que isso prejudica o sistema urinário, poucos compreendem de fato como isso ocorre e como fazer com que eles bebam mais água.



A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Os rins são órgãos que produzem urina a partir da filtragem do sangue. Sai na urina aquilo que não é bom para o organismo. Entretanto essa não é apenas a única função dos rins. Eles produzem alguns hormônios, controlam a pressão arterial e mantém o balanço hídrico e eletrolítico.

Para que tudo isso ocorra é preciso que os rins estejam em plena atividade e os néfrons (estruturas microscópicas que ficam dentro dos rins) são os responsáveis por essa atividade. Gatos naturalmente possuem menos néfrons que homens e cães e, portanto, já nascem com maior tendência a doenças renais, o que justifica mais ainda a necessidade de beberem mais água.

A urina dos gatos também é naturalmente mais concentrada que a nossa urina e a dos cães, fazendo com que o acúmulo de sedimentos seja mais frequente. Sedimentos podem se acumular no sistema urinário e formar os famosos cálculos ou pedras. Lógico que os gatos que bebem menos água terão uma urina mais concentrada e, consequentemente, mais cálculos urinários.

Antigamente acreditava-se que a castração aumentava a chance de gatos machos terem obstrução de uretra, mas já está comprovado que o único fator que interfere diretamente nessa doença é falta de ingestão de água.



DICAS PARA AUMENTAR A INGESTÃO DE ÁGUA

  • espalhar diversas vasilhas de água pela casa;
  • dê preferência para vasilhas de vidro, inox ou cerâmica;
  • vasilhas de água largas, pois os gatos preferem não encostar seus bigodes nas bordas;
  • vasilhas de água distante das vasilhas de comida;
  • troque a água das vasilhas diariamente, gatos adoram água fresca;
  • fontes de água corrente com filtro, mas somente se seu gato é habituado a beber água corrente. O estímulo a esse tipo de consumo de água pode prejudicar o gato, pois ele pode parar de beber água das vasilhas, prejudicando a ingestão hídrica. De qualquer maneira é melhor manter uma fonte do que deixar a torneira sempre aberta;
  • oferecer ração úmida (sachê ou lata), pois contém 80% de água versus 10% nas rações secas;
  • em épocas de calor vale colocar pedrinhas de gelo na água, pois eles gostam de água mais fresca e NÃO, eles não vão pegar resfriado nem ter dor de garganta por beber água gelada. Até mesmo porque o gelo derrete rápido deixando a água apenas fresquinha;
  • fazer pedrinhas de gelo com água da lata do atum (água, não o óleo). Basta pegar a água do atum, colocar nas forminhas de gelo e oferecer as pedrinhas para os gatos lamberem. Isso distrai os gatos e faz com que eles engulam mais água. Aqui vale ressaltar que gatos que já possuem doença do trato urinário o atum não é indicado, pois contém muito sódio e por isso essa dica vale apenas na prevenção.


Autoria do texto: Dra. Laila Massad Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário